Nutricionista + Pitada de Sabor

De  |  4 Comentários

Olá Meninas!!

De vez em quando quem também estará dando o ar da graça por aqui é a nutricionista Juliane Belluzo, especialista em Nutrição Clínica, professora no curso de Nutrição do Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio (UNICERP).  Ela responderá algumas perguntinhas pra gente e claro, dará dicas. Então se quiserem nos encaminhar alguma pergunta, fiquem à vontade ta?!

 

Dieta ou Reeducação alimentar?

Para quem busca perda de peso com saúde, o termo correto é “Reeducação Alimentar”, que é um processo de mudanças de hábitos alimentares e aliada do emagrecimento saudável. São práticas educativas em alimentação, como: reabilitação e aconselhamento alimentar e também estratégias de conscientização para emagrecer. O objetivo da reeducação alimentar é que a pessoa perca peso com saúde e depois de atingir o seu peso ideal, consiga “manter” o peso. O termo “dieta” está relacionado a restrições e é utilizado para pessoas que têm alguma doença e necessitam de restrições em suas alimentações. Hoje em dia, infelizmente, muitas pessoas estão adotando as “dietas da moda”, que são propostas de alteração dos hábitos alimentares que prometem/promovem perda de peso rápida, provocam deficiência de nutrientes e algumas restringem radicalmente grupos de alimentos.

.
Por que certas pessoas, mesmo seguindo dietas, fazendo exercícios e tomando medicamentos para emagrecer, perdem peso, mas voltam a recuperá-lo? 

Porque a maioria delas não tem persistência e paciência para se reeducarem, procurando métodos e dietas radicais, como foi citado anteriormente. As dietas modistas, como “dieta das proteínas, da sopa, da lua, dos pontos etc, são dietas sem comprovação científica e nutricionalmente inadequadas. O fato de a restrição de certos alimentos ser radical faz com que as pessoas percam peso rapidamente, mas depois elas voltam a engordar, pois não conseguem acompanhar por muito tempo. Sendo assim, voltam a comer normalmente ou, às vezes, até mais do que antes. Comer é prazeroso, mas devemos aprender a equilibrar e controlar nossa alimentação, buscando a moderação e escolhendo os alimentos mais saudáveis.

.
Quais dicas você daria para quem não tem muito dinheiro e necessita perder peso? 

É possível sim, ter uma alimentação equilibrada e custo reduzido, com intuito de proporcionar às pessoas uma alimentação de qualidade, baixo custo e, consequentemente, perda de peso saudável. Isso de fato acontece quando conseguimos moderar a ingestão de alimentos e reaproveitá-los da melhor maneira possível. Sabe-se que nos dias de hoje, os alimentos light ou diet estão super caros quando comparados aos alimentos comuns, mas em compensação algumas pessoas, sabendo que o alimento é light e tem menos calorias, acabam exagerando nas quantidades. Dessa forma, não há nenhum problema em comer os alimentos que não sejam reduzidos em calorias ou outras substâncias, desde que consumidos moderadamente.

Vou aproveitar o assunto sobre alimentos saudáveis e de baixo custo e deixar uma receitinha simples e nutritiva pra vocês:

 

BOLO DE MAÇÃ COM CANELA

Ingredientes: 

2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

3 unidades de maçã c/ casca picada

½ xícara (chá) de óleo

2 xícaras (chá) de açúcar

3 ovos

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

½ colher (sopa) de canela em pó

 

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando primeiro os ingredientes líquidos. Despeje em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido para assar até que, ao espetar um palito, este saia seco.

Dica: A maçã é rica em pectina, fibra solúvel em água que auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Custo unitário– R$0,09;

Rendimento– 20 porções;

Tempo de preparo– 1 h;

Valor calórico– 142,40 Kcal;

Custo Total– R$ 1,86

 

 

 

 

Juliane Belluzzo

julianebelluzzo@hotmail.com

4 Comentários

  1. daniela conrado

    23/08/2012 at 2:40 pm

    JULIANE PARABENS,VC CONSEGUIO MOSTRAR QUE A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NÃO É UM SONHO E SIM UMA REALIDADE BEM PROXIMO DE TODOS NÓS.PARABÉNS JU E AO BLOG PELA MATERIA!ADOREIIII

  2. Myrl

    02/12/2012 at 9:29 am

    Wow! This could be one particular of the most useful blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Fantastic. I’m also an expert in this topic so I can understand your hard work.

  3. ERICA

    09/01/2013 at 2:49 pm

    Estou tentando Reeducar minha alimentação não é facil mas vou fazer de tudo.Para reeducar a alimentação prescisa ser somente produtos diet,light ou integral se não qual a dica para poder se alimentar normalmente mas com saude e conseguir o resultados.
    Obrigada…

    • Canoma

      14/01/2013 at 11:10 am

      Olá Érica, a Juliane vai lhe enviar um email respondendo . Obrigada, CA.MO.MA!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.