Você sabe a diferença entre perder peso e emagrecer?? – Nutricionista Marcela

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Gaaaatas e gatos!

Assunto polêmico por aqui hoje!

Você sabe a diferença entre PERDER PESO e EMAGRECER??

Custei a descobrir isso e com certeza com a ajuda da minha top Nutricionista Marcela. Depois que comecei a minha vida mais saudável, comecei a tomar conhecimento sobre algumas coisas que muita gente ainda confunde.

Quando chego em algum lugar e as pessoas falam, nossa Camila, não emagrece mais porque isso , porquê aquilo… Bem se elas soubessem o que elas andam falando… hehehe

Vem com a gente descobrir a diferença:

Quando falamos em emagrecer as pessoas logo pensam em perder peso. No entanto, ao contrário do que todo mundo pensa, eles não são sinônimos. A perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal.

Ainda não se convenceu que dá para emagrecer sem perder peso? Segundo o especialista, a principal confusão é ter uma visão equivocada, pois uma pessoa pode perder peso sem necessariamente emagrecer. Em alguns casos pode até acontecer de reduzir o peso na balança e engordar porque a quantidade de gordura corporal ao invés de reduzir aumentou. Sem dúvida nenhuma, o mais saudável é emagrecer ao invés de perder peso, uma vez que é a quantidade de gordura em excesso que traz vários riscos de problemas de saúde, juntamente com um enorme desconforto estético.

Se você quer emagrecer de forma saudável, mas não sabe mais o que fazer para atingir seu objetivo, seja para reduzir medidas é essencial que se pratique atividades físicas com predominância dos exercícios aeróbios onde o principal substrato energético utilizado é a gordura. Junto com essas atividades também é interessante desenvolver o trabalho muscular para fortalecer a musculatura e acima de tudo não perder a massa muscular. Pessoas que só realizam atividade aeróbia correm o risco de junto com a gordura perder massa muscular e isso pode ser considerado como um prejuízo na maioria dos casos.


Diferença-Entre-Músculo-e-Gordura

 

Para quem acha que passar horas a fio sem comer é o segredo para emagrecer como num passe de mágica, alguns estudos mostram que pessoas que buscam reduzir medidas apenas à base de dieta chegam a ter 50% da redução do peso vinda da perda de massa muscular, o que não é nada bom. O mais interessante é associar uma boa alimentação e atividades aeróbias ao trabalho de fortalecimento muscular.

Agora, se você já é obeso e não sabe se deve emagrecer ou perder peso, o foco para qualquer pessoa deve ser sempre a redução de gordura com a preservação de massa muscular. Mas, no caso de pessoas muito obesas, a redução da massa muscular não será considerada um prejuízo por um bom tempo. Essas pessoas devem, além da dieta e das atividades aeróbias, fazer o trabalho muscular mais voltado à resistência, e principalmente, envolvendo grandes grupos musculares que trarão maior gasto energético.

Então, se você não quer perder massa muscular durante o processo de emagrecimento, duas coisas devem ser evitadas: A falta do trabalho muscular como a musculação, ginástica localizada ou pilates, assim como um grande volume de treino para pouca alimentação. É comum pessoas que querem emagrecer ficarem mais de 2 horas malhando e reduzir bruscamente a ingestão de alimentos. Essa situação pode fazer o organismo usar, além da gordura, a massa muscular como fonte de energia.

É comum as pessoas se queixarem de que, mesmo ao seguir uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos,  não veem resultados na balança. Mas, o fato de não ter perdido peso não significa que não tenha emagrecido. Primeiramente, é preciso entender que o peso do nosso corpo corresponde à massa de diferentes tecidos: músculos, gordura, ossos, água etc.  Portanto, quando falamos em perder peso, estamos nos referindo a diminuição de qualquer um desses componentes. Já o termo ‘emagrecer’ diz respeito à perda de gordura, que é o que nós queremos já que ela está associada a diversos malefícios para a saúde.

Quando reeducamos nossa alimentação e aliamos isso à prática de exercícios físicos, ingerimos menos e gastamos mais calorias (energia) fazendo com que haja uma redução na  gordura corporal (energia armazenada). No entanto, ao mesmo tempo, há um aumento na nossa massa muscular, pois estamos desenvolvendo os músculos com exercícios. Com isso, você pode até não ter perdido peso, mas emagreceu, ou seja, perdeu gordura e ganhou massa magra (músculos). Isso significa que sua composição corporal está mudando, o que é muito bom!

Os músculos são tecidos metabolicamente ativos, ou seja, eles demandam energia a todo o momento, até mesmo quando estamos dormindo. São eles que mais gastam calorias no nosso corpo, afinal não é à toa que são considerados nossos “queimadores de gordura”. Sendo assim, não queremos perder massa muscular, mas sim ganhar ou manter. Pois quanto mais músculos temos, maior a facilidade de perder gordura.

musculo-e-gordura

Vale destacar que o tecido muscular é mais denso e compacto do que a gordura, sendo assim, 1 Kg de  gordura ocupa mais espaço no nosso corpo do que  a mesma quantidade de músculo. Por isso, mesmo mantendo o peso, o formato do nosso corpo se modifica e, consequentemente, nossas medidas corporais diminuem (circunferência da cintura e do braço, por exemplo.).

Agora que você já conhece a diferença entre emagrecer e perder peso, não coloque suas expectativas somente na balança. Não foque seu sucesso somente com base no seu ganho ou perda de peso, mas na sua composição corporal.

 

Outra novidade boa que a Marcela agora atende os convênios: Unimed, Cassi, Saúde Caixa, Bradesco Saúde e *desconto especial para professores.

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