Trajetus te leva: Amsterdã

De  |  Nenhum Comentário

Olá, pessoal! Sou a Samira, e fui convidada pela minha amiga Zezé, proprietária da Trajetus Turismo, para compartilhar um pouco da experiência que eu e meu marido, Michel, vivemos nas férias de julho, quando viajamos à Europa.

Embora tenhamos conhecido algumas cidades, em alguns países diferentes, vou me limitar a falar apenas do nosso destino favorito: Amsterdã.

Normalmente, quando as pessoas se referem a Amsterdã, a maioria pensa na capital de um país onde tudo é legalizado: maconha, prostituição, eutanásia, etc. Inclusive, já ouvi muitas pessoas dizerem que é uma cidade cheia de drogados, e que as ruas são esfumaçadas.

Bem, tudo isso é mentira! E faz parte do “kit” de informações preconceituosas que se espalham pelo mundo a respeito de alguns determinados países… assim como muitos estrangeiros pensam que no Brasil todos andam descalços, no meio do mato, desviando de onças e jacarés.

Realmente, na Holanda, algumas coisas que, aqui no Brasil são consideradas ilegais, por lá já foram legalizadas. O que muitos não falam, não sabem ou não imaginam, é que Amsterdã é uma cidade maravilhosa, com suas casinhas de tijolos marrons, todas iguais, enfileiradas em ruas extremamente limpas e floridas. Uma cidade repleta de pessoas bem-humoradas, gentis e educadas, prontas a auxiliar o turista com informações simples e práticas. Um local onde as pessoas trocam o carro pela bicicleta, trocam a TV por uma conversa no parque. Onde é possível andar à noite sem medo de ser assaltado, e onde os caixa-eletrônicos dos bancos ficam no meio das ruas e não são explodidos. Uma cidade onde se estuda com qualidade e de graça, onde a saúde é acessível para todos, assim como a arte e a cultura.  

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA2 AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA3

Como estou me referindo à capital dos países baixos, a cidade fica dois metros abaixo do nível do mar e é banhada pelo rio Amstel. Por isso,  Amsterdã possui centenas de pontes sobre os canais de água, por onde atravessam diversas embarcações a todo momento. São locais maravilhosos para fotos, já que são decorados com muitas flores

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA4

Aliás, qualquer lugar de Amsterdã é excelente para fotografias, porque a cidade é belíssima, com várias construções arquitetônicas históricas, muitas em estilo gótico. AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA6 AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA5

Em algumas dessas construções funcionam os museus (vários), dentre os quais destaco  o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh, e a Casa de Anne Frank.

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA7

Além disso, existem variadas exposições culturais e artísticas itinerantes, como por exemplo a exposição do Banksy e do Andy Warhol, que pudemos visitar logo no primeiro dia da viagem.

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA8AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA9

Além desses locais, é também interessante observar como os Europeus curtem o espaço das praças: centenas de pessoas deitam e sentam nos gramados, para lanchar, tocar violão, conversar ou, simplesmente, descansar. E, por incrível que pareça, quando o sol se põe (às 22 horas), e as pessoas se levantam dos gramados, não se vê lixo algum espalhado pelas praças.

O único local em que não conseguimos uma boa fotografia foi na famosa praça onde se encontram os dizeres: IAMSTERDÃ… são tantos turistas aglomerados, escalando as letras gigantescas, que a solução é tentar registrar a viagem nos outros ambientes.

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA10

Além da limpeza da cidade, outro fato que nos chamou a atenção foi o uso das bicicletas. São pouquíssimos carros circulando, porque praticamente toda a população de Amsterdã utiliza as bicicletas como meio de transporte

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA11 AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA12

Mas, para quem precisa de outro meio de locomoção para facilitar o descolamento, existe um sistema exemplar de transporte público com os “trams”: trens elétricos que circulam pela cidade a todo momento. Foi muito fácil conhecer a cidade inteira por causa desses “trams”, já que são baratos, rápidos, ágeis, seguros e limpos.

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA14

Para quem curte comércio, são inúmeras lojas, para todos os gostos e bolsos.

Para quem é “cult”, são necessários uns 15 dias para conseguir desfrutar de todas as possibilidades de visitas culturas.E, pra quem quer conhecer o “Red Light District” e os famosos “Coffee Shops”, eles também estão lá, à disposição. Mas, de fato, são dois detalhes muito pequenos em meio a tantas outras coisas para se lembrar de Amsterdã.

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA15

Nos arredores da cidade, podemos conhecer os famosos “moinhos de vento” e as históricas fábricas de tamancos de madeira, além de degustar os “waffles” quentinhos, feitos na hora.

AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA16 AMSTERDÃ-TRAJETUSTURISMO-CAMILAROZA17

Quando as pessoas nos perguntam o que achamos de Amsterdã, estamos resumindo nossa opinião na expressão: é o exemplo de primeiro mundo! Um lugar onde todos têm acesso à educação de qualidade e gratuita até o ensino superior, onde a criminalidade é praticamente zero, onde as bicicletas ofuscam os carros e a arte está espalhada a todos os cantos… isso, pra gente, é primeiro mundo!

 

VENHA PARA A TRAJETUS TURISMO CONHECER NOSSOS PACOTES ESPECIAS.

 

 

logo-trajetus

Trajetus Turismo

Av. José Maria de Alkimin, 85 – Centro

Telefax: (34) 3831-1499

e-mail: contato@trajetus.com.br

Face: https://www.facebook.com/TrajetusViagensETurismoLtda?fref=ts

Beijo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *