Pitada de Sabor + Nutricionista!!

De  |  3 Comentários

Aos adoradores de  “VINHO”

O mundo todo brindou a notícia, confirmada em 1990, de que uma quantidade moderada consumida diariamente desta bebida fermentada protege o coração. Logo depois, vários estudos confirmaram os benefícios do vinho. Ele é mesmo capaz de diminuir os índices de colesterol ruim no organismo, isso porque impede que as moléculas de gordura se oxidem, o que diminui o perigo de elas se depositarem nos vasos sanguíneos.

Podemos encontrar no vinho uma substância chamada “Resveratrol”, que é um potente polifenol encontrado na casca das uvas vermelhas. Possuem propriedades antioxidantes (substâncias que diminuem os radicais livres e inibem a ação de doenças) e anti-inflamatórias benéficas ao nosso organismo.

Principais benefícios: Redução do LDL, conhecido como “mau colesterol” e o aumento do HDL, o “bom”. Sendo assim, ocorre a diminuição de riscos de acidentes cardiovasculares e derrames cerebrais. Outros benefícios potenciais permanecem em estudo, como a diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, de pele e de próstata.

Cabe lembrar que, nas uvas vermelhas e nos sucos de uvas naturais, também contém o “resveratrol”, portanto, os seus benefícios são os mesmos do Vinho Tinto.

Quantidade diária recomendada: É indicado um consumo aproximado de 250 ml para homens e 200 ml para mulheres. Lembrando que para se beneficiar com as substâncias antioxidantes do vinho, o consumo não poderá exceder essa quantidade recomendada e deverá ser consumido regularmente.

Obs: 1 taça de 120ml de vinho contêm 86 calorias.

 

Segue mais uma receitinha bem light:

 

Molho light de Vinho e Ameixa

  • Rende 26 colheres de sopa de 35 calorias cada;
  • Para servir com saladas ou carnes brancas (peixes e frangos)

Ingredientes:

1 xícara de chá de vinho tinto

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 folha de louro

2 colheres de sopa de hortelã picada

2 colheres de sopa de açúcar

1 cebola média picada

200g de ameixa preta sem caroço picada

Sal a gosto

Preparo: Coloque em uma panela o azeite de oliva, o vinho, o louro, a hortelã, o açúcar e 1 xícara de chá de água.Leve para cozinhar e, ao ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 5 minutos. Retire do fogo. Coe a mistura, volte para a panela, adicionando a cebola, a ameixa e o sal. Cozinhe por 10 minutos. Sirva frio com saladas ou ainda quente com carnes.

 

 

 

Juliane Belluzzo- Nutricionista especialista em Nutrição Clínica, professora no curso de Nutrição do Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio (UNICERP).

 

3 Comentários

  1. Érica

    20/09/2012 at 2:15 pm

    Adorei o post! Valeu CA.NO.MA! Beijos!

  2. dating advice for men

    29/10/2012 at 12:02 am

    Interesting…

  3. Jessia

    02/12/2012 at 5:34 am

    Perfectly indited articles , appreciate it for selective information .

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.