Você no CA.NO.MA!

De  |  3 Comentários

Olá, meninas!

O “Você no CA.NO.MA” hoje, conta com a participação especial da Daniela Malagoli!

Há algum tempo atrás li este texto que ela escreveu, e quis compartilhar com vocês! A Ca também amou!

Olhem só que visão bacana:

                                                                                                  Moda e Modismos 

Moda advém do latim modus e significa costume. Traz em sua origem a tendência de consumo da atualidade, acompanhando o tempo e o vestuário. Moda é uma maneira de se portar, e carrega consigo uma bagagem social e histórica. O termo só pôde ser pensado como tal no final da Idade Média (século XIV), com o desenvolvimento de processos históricos, e se aperfeiçoa até os dias de hoje, configurando-se como a representação visual de um conceito, uma ideia.

A moda enquanto fenômeno se constitui como universal somente no século XIX, com o surgimento das chamadas crinolinas, armações usadas nas saias para conferir-lhes volume. É interessante avaliá-la como um instrumento de reprodução simbólico-cultural, visto que se utiliza do vestuário e o integra em uma conjuntura maior. As marcantes diferenças entre as vestimentas dos anos 20 e anos 70 constituíram-se como exemplos característicos do quem vem a ser moda, ao permitirem a identificação e a compreensão de um grupo, uma época, um país.

História e moda sempre caminharam juntas. Esta, antes uma base confessa de estratificação social, após a idade média se institui tal qual nos dias atuais, marcada pela associação com a auto-estima, beleza, estética, imagem e tecnologia. Sim, tecidos inteligentes que protegem, esquentam, enfim, exercem diversas funções “biológicas” para garantir o conforto do usuário.

Falar em moda é discutir a personalidade. Sobretudo, os modelos, as cores e o estilo de nossas roupas revelam um pouco do que somos. O conceito afasta-se, nesse ponto, da superficialidade, mas não deixa de carregar consigo um paradoxo. Ao seguir rigorosamente as tendências, excluindo o “obsoleto”, adquirindo o novo, que tão rapidamente se tornará antiquado, ao viver em função da linguagem imagética ditada pela moda, indivíduo e moda parecem se prestar a uma função um tanto frívola. Hoje, o excesso não é suficiente, principalmente para o público feminino.

Considerada como conceito sócio-psicológico, a moda adquire simbologia leviana ao ser interpretada e utilizada pela sociedade como uma ordem a ser cumprida. Será que a busca incessante pelo estilo mais difundido não provoca o distanciamento ou a perda do próprio estilo pessoal? É possível perceber sua associação com os grupos mais “populares” e engajados da sociedade, os quais se encontram midiatizados. Também agrega em seus princípios visuais estereotipados, pré-requisitos específicos, associados à magreza, às vezes, excessiva. Cabe o questionamento: Será que a estratificação social outrora escancarada é realmente coisa do passado?

“Está na moda”. E se não “estiver mais usando”? O ideal é que seja trabalhada em conjunto com o bem-estar. Interessante enfatizar que moda nem sempre é sinônimo de conforto e beleza. Gosto é gosto, no entanto a autonomia depende de um entendimento prévio de que a atualização constante em prol de algo efêmero pode gerar sofrimento e despersonalização. Onde prevalece o bom senso, há cautela, e com a moda não pode ser diferente. Deve, a rigor, ser avaliada como um instrumento de compreensão sociológica, expressão e realização pessoal, e não como manual do dia a dia. Com que finalidade?

Por Daniela Malagoli

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

AMAMOS o texto e sua participação! Obrigada, Dani!

 

Beijos, CA.NO.MA

 

 

 

3 Comentários

  1. Daniela

    23/11/2012 at 7:41 pm

    Olá meninas!!! Obrigada pela publicação! Estão de parabéns pelo blog! Beijão.

  2. Bruna Guarda

    24/11/2012 at 2:09 pm

    que gracinha dessa minha prima, adorei Dani! ótima ideia meninas! O texto tem tudo a ver com o blog e foi muito bem escrito!

  3. Laverne

    02/12/2012 at 8:04 am

    Heya i am for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you aided me.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.