Academia Cia do Corpo

De  |  Nenhum Comentário

O verão está chegando e junto com ele as preocupações com o bem estar físico e mental se aproximam…

Para manter o corpo em perfeito estado, várias pessoas pecam em fazer da maneira errada, tanto a musculação quanto dietas malucas.

Uma das modalidades da Academia Cia do Corpo é a musculação! Vamos saber mais sobre isso?

ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA7

O que é musculação?!

A musculação é um exercício cujo principal objetivo é o aumento da massa muscular. A cada treino o praticante deve se superar para que seus músculos se desenvolvam. Para isso, são utilizados o aumento de carga (peso) e a utilização dos métodos de intensidade.
A musculação pode ser praticada por jovens, adultos e idosos, cada um com adaptações específicas. Vale lembrar que a musculação não traz só benefício estético: ela também proporciona saúde e bem-estar.

ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA4 ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA9

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las. Com a prática desse exercício, além de ficar “sarado” e com um corpo forte, você ficará saudável e bonito.

Infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais.

Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

Benefícios:

Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.
Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.
Você vai melhorar a sua auto-estima, ficando mais bonita, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesma.
Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.
A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.
A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.
Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

Você pode evitar doenças, entre elas:

Osteoporose – A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.

Artrose (desgaste das articulações) – Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.

Diabetes – Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Mas atenção! Intercale os dias de exercícios com peso, com exercícios aeróbios e faça alongamentos antes e depois das atividades.

 

ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA3 ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA6

Mitos sobre Musculação:

Treinar braço e músculos superiores alarga as costas

Mito. Treinar braço, não alarga a estrutura das costas. O exercício tende adesenvolver a musculatura da região e causa a impressão que as costas estão maiores. Entretanto, não é possível “alargar” as costas, no sentido da estrutura corporal. O tamanho desta parte do corpo é uma questão genética e não causa dos resultados dos treinos.

Parar com os treinos deixa a pele flácida

Mito. Na realidade, quando a pessoa para de treinar, tem uma perda de tônus muscular e não tem nada relacionado à consitência da pele.

Alongamento evita lesões

Depende. O alongamento antes e depois do treino não evita lesões, mas o alongamento feito regularmente melhora a flexibilidade, que consequentemente, aumenta amplitude do movimento, mobilidade articular e assim o risco de se lesionar.

Proteína depois de malhar ajuda no ganho de massa muscular

Verdade. A proteína tem muitas funções fisiológicas, uma delas voltadas ao exercício é a reparação muscular (síntese protéica), ajudando no aumento de massa muscular.

Musculação causa problema na coluna

Depende. Se os treinos forem realizados sem acompanhamento, a musculação pode sim prejudicar os discos vertebrais e causar sérias lesões. Porém, se feitos de forma adequada, com o auxílio de um profissional, os treinos podem ajudar na postura.

Musculação emagrece

Depende. Para reduzir a gordura corporal (emagrecimento), as principais estratégias são exercícios aeróbios (corrida, caminhada, bike) e controle na ingestão alimentar. A musculação auxilia em fortalecer, preparar os ligamentos e tendões para melhorar a qualidade do aeróbio e o aumento de massa magra que em repouso aumenta o gasto calórico.

Musculação dá varizes

Depende. Existem pessoas que já possuem um histórico familiar do quadro (fator genético). Também existem indivíduos que têm má circulação sanguínea. Nestes dois casos, se houver um grande esforço nos treinos, pode sim aumentar as chances de aumentar as varizes. Porém, as pessoas que estão foram destes riscos, têm probabilidadesmínimas de desenvolver varizes no corpo.

Musculação em excesso aumenta a aparição de estrias

Depende. Musculação, bem orientada e aliada a uma boa dieta, não aumenta a chance de estrias. Infelizmente, o uso de anabolizantes trás inúmeros prejuízos a saúde. Dentre osmalefícios, estão o aumento exagerado e rápido do músculo, que dessa forma, impede de a pele acompanhar o crescimento, o que ocasiona o aparecimento de varizes.

 

ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA5 ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA8

 

Como fazer uma musculação correta?

– Alongue seu corpo de uma forma geral, mas dê ênfase à parte que será exercitada. – Faça um pequeno aquecimento (correndo ou caminhando) por pelo menos 10 minutos.

– Não exagere na carga dos aparelhos na primeira série de cada exercício. No início, coloque um peso mais leve e aumente o número de repetições, a fim de aquecer a musculatura a ser exercitada.

– Tente fazer movimentos suaves, iguais e repetidos, sem impactos grandes e em determinado ritmo.

– Aumente o peso do exercício apenas se você conseguir fazer mais repetições do que o seu professor indicou.

– Não exagere na carga dos aparelhos, pois poderão surgir problemas de postura e dores musculares. Além disso, com mais peso do que você pode suportar, o exercício não vai ser bem feito e, assim, não terá o efeito que você espera.

– Atente para o intervalo recomendado pelo seu professor durante as séries de exercícios.

– Beba água quando puder.

– Respeite a ordem dos exercícios, de acordo com os grupos musculares a serem exercitados.

– Alongue após o treino, a fim de evitar dores e lesões musculares posteriores.

ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA2 ACADEMIACIADOCORPO-CANOMA10

 

Um bom inicio, deve ser com uma boa avaliação

Se você já freqüentou alguma academia ou fez aulas com um personal trainer, com certeza conhece a importância de fazer uma avaliação física antes e durante a programação de atividades físicas.

A avaliação é um processo de atividades que serve para:

  • – Avaliar o seu condicionamento físico antes e durante o programa de treinos.
  • – Auxiliar na escolha de atividades que além de motivá-lo possa desenvolver as suas aptidões e fazer com que você alcance os seus objetivos.
  • – D
  • etectar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-las.
  • – Impedir que a atividade física seja um fator de agressão, evitando lesões.
  • – Acompanhar o seu progresso.
  • – Reciclar o programa de treinamento.

 

Quanto maior o número de informações que o professor tiver do seu aluno, mais personalizada será a planilha de treinos. Com os dados em mãos, os exercícios podem ser prescritos de acordo com a capacidade individual de cada um, fazendo com que a evolução e os efeitos do treino sejam monitorados com segurança e eficiência.

 

 

 

 

Malhe com a gente!

Venha fazer parte da Academia Cia do Corpo, estaremos oferecendo o melhor para você!

 

Fique por dentro de tudo que acontece na Academia Cia do Corpo pelo facebook :https://www.facebook.com/CiadoCorpoPatrocinio

 

CIA DO CORPO ACADEMIA/LOJA

Praça Honorato Borges, 787

Tel: (34) 3831-6223

 

 

Beijos

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.